Filtros – linha do ar primário (linha pesada)

A quantidade de papel dos filtros da Unifilter é a mesma do filtro original?
Sim, é o mesmo tipo de papel e a mesma quantidade dos filtros originais.

Como saber a hora certa para trocar o filtro de ar?
Deve-se verificar sempre o manual do fabricante do veículo, porém alguns sinais que o veículo apresenta, tais como o baixo rendimento do motor e consumo excessivo de combustível são formas de saber quando trocar.

O indicador de restrição posicionado na saída da carcaça para o motor é outro indicador de troca.

O filtro de ar pode ser lavado com algum tipo de líquido?
Sendo o papel de origem vegetal, o filtro não pode ser lavado com nenhum tipo de líquido.

O filtro pode ser limpo com ar comprimido?
A limpeza não é recomendável, pois foge do controle de processo da fábrica e a tendência de o meio filtrante se danificar é muito grande, o que pode ocasionar passagem de contaminação para dentro do motor.

Qual a finalidade do filtro de ar?
A finalidade do filtro de ar é impedir a entrada de partículas sólidas e abrasivas para dentro da câmera de combustão dos motores.

Como se processa a filtragem do ar nos carros aspirados?
A filtragem é através da aspiração provocada pelo deslocamento dos cilindros.

Quando deve ser trocado o filtro de segurança?
Deve ser trocado a cada três trocas do filtro primário, ou quando estiver sujo, pois indicará que algo de irregular aconteceu com o filtro primário, neste caso deve-se trocar os dois simultaneamente.

Onde é instalado o filtro de segurança?
É sempre instalado dentro do filtro primário.

O que é um filtro para óleo lubrificante?
É um conjunto formado por tampa, caneca, elemento filtrante, válvulas e juntas de vedação, o filtro tem sentido de entrada e saída do óleo, fazendo parte do sistema de lubrificação.

Como é o processo da filtragem do óleo nos filtros?
Através da pressão da bomba, o óleo passa pelo meio filtrante onde ficam retidas as impurezas.

Como funcionam os sistemas de filtração nos motores?

Existem dois sistemas:

– 1) o sistema de fluxo total, no qual o óleo bombeado passa pelo filtro, lubrifica as partes do motor e retorna para o cárter (reservatório do óleo).

– 2) o sistema de fluxo parcial, no qual uma porcentagem entre 10% e 20% do óleo passa pelo filtro. A maior parte retorna ao cárter através de um ‘by pass‘ na bomba do óleo, que mantém equilibrada a pressão do sistema.

O que é válvula de alívio? Como funciona?
É posicionada dentro do filtro, composta por uma mola, um alojamento e uma vedação, que permite a passagem do óleo do meio externo para o meio interno do elemento filtrante. Esta válvula funciona por diferencial de pressão entre a entrada do óleo sujo e a saída do óleo filtrado.

Quais as condições em que a válvula de alívio abre?

Em duas condições:

– 1) em uma partida com o motor frio em regiões de baixa temperatura, a alta viscosidade do óleo cria um diferencial de pressão, fazendo com que se abra a válvula e uma parte do óleo passe por ela, sem filtrar. Assim que é reestabelecida a temperatura, a válvula fecha-se e o óleo só passa pelo elemento filtrante.

– 2) em um diferencial provocado pelo entupimento do elemento filtrante, quando não se faz a troca regularmente, a válvula abre e permanece aberta até a troca do filtro, o que ocasiona um desgaste prematuro do motor.

Todo sistema possui válvula de alívio?
Sim. Todo sistema possui válvula de alívio, podendo ser dentro do filtro no bloco do motor ou no cabeçote onde é rosqueado o filtro.

O que é a válvula anti-retorno? Como funciona?
É um acessório que impede o retorno do óleo para o cárter quando se desliga o motor, mantendo o filtro e os canais cheios, favorecendo a lubrificação na partida. O funcionamento mais comum é por diafragma, que fecha com a ausência de pressão quando se desliga o motor. Alguns modelos fecham sob ação de mola.

Quais as principais funções de um filtro de óleo?

As principais funções são:

– 1) retirar as impurezas sólidas e abrasivas em circulação do óleo.

– 2) permitir a vazão do óleo com a menor perda de carga possível.

 

– NOVIDADES DO SETOR

– LANÇAMENTOS

– LITERATURA

– DÚVIDAS FREQUENTES