empresa1

A empresa iniciou suas atividades em 1974, época em que atuava na locação, reforma e recondicionamento de compressores de ar e equipamentos pneumáticos.

Naquela época, substituir os “filtros separadores de ar e óleo” dos compressores de ar rotativos que a empresa reformava era muito difícil, já que estes produtos não eram fabricados no Brasil e assim, era preciso importá-los; isso numa época de mercado fechado, por conta do militarismo e burocracias, além da demora nos processos de importação, o que dificultavam muito as operações.

A empresa então se dispôs a iniciar a fabricação própria de tais produtos no Brasil, tornando-se então, a primeira empresa a fabricar “filtros separadores de ar e óleo” no Brasil.

Rapidamente a informação de que havia uma empresa brasileira fabricando “filtros separadores de ar e óleo” se propagou e repercutiu em todo o Brasil. Assim a empresa passou a ser procurada por diversos novos clientes, que tinham dificuldade com este tipo de produto (filtros separadores de ar e óleo). Eram empresas de ramos diversos, como: indústrias, locadoras de máquinas, construtoras, montadoras, distribuidoras de filtros e peças, estatais, militares, etc.

No início o projeto era totalmente rudimentar e artesanal, sem processos de estamparia e de revestimentos. Os componentes eram conformados através de corte manual do aço, posteriormente aparados em torno mecânico e finalmente soldados e acabados , com posterior pintura a revolver (sem zincagem ou fosfatização); os elementos recebiam aplicação de lã de vidro (cortada à mão) com meio filtrante único, sendo que o conjunto não oferecia a eficiência necessária, mas mesmo assim canalizou um bom volume de pedidos naquela época.

Com a repercussão e incremento das vendas, surgiram muitos problemas de qualidade. A empresa passou então a ser cobrada, principalmente pelas montadoras de compressores existentes na época, no sentido de galgar e obter índices mais baixos de incidência de óleo na saída de ar.

Para resolver esse problema, (e com o apoio das principais montadoras de compressores da época), a empresa buscou junto aos principais fabricantes mundiais de “filtros separadores de ar e óleo” da época, obter o conhecimento de engenharia necessário, conhecimento sobre os processos de produção utilizados, conhecimento sobre os materiais, equipamentos e insumos já consagrados, etc. Para isso, por vezes investiu em seus colaboradores, enviando-os a outros países em visitas a fabricantes de “filtros separadores de ar e óleo”, e fabricantes de materiais, absorvendo conhecimento suas boas essências, e assim aprimorando seus processos internos.

Também iniciou uma ampla pesquisa e estudos sobre diversas opções de materiais e insumos disponíveis no mercado. Mais adiante, já bem desenvolvida e muito mais madura, a empresa passou a desenvolver junto a fornecedores expressivos, novas opções de meio-filtrantes, adesivos, estruturas, vedações, etc, bem como, novos conceitos de engenharia, processos de produção, testes internos e em campo e controle de qualidade, além de outros incrementos aos produtos (filtros separadores de ar e óleo), que foram absorvidos por outras empresas.

Essa fase permitiu o aprimoramento do produto, que passou a atender as especificações dos fabricantes de máquinas, as necessidades de qualidade solicitada pelo mercado e, principalmente deu origem, desenvolveu e solidificou a principal filosofia da empresa, que ainda hoje é o grande diferencial da UNIFILTER: PRODUTO DE ALTA QUALIDADE.

Mais adiante, uma grande fabrica de filtros brasileira, que ora era importante “concorrente e competidor”, e que tentava se desenvolver também como fabricante de “filtros separadores de ar e óleo” no Brasil , viu-se face a QUALIDADE DO PRODUTO UNIFILTER , reconheceu-a formalmente e resolveu então desistir do projeto tornando-se parceiro da UNIFILTER, e disponibilizando toda a sua rede de distribuidores.

 

foto-fusao-empresa